Serviço Social

Serviço Social é uma profissão de nível superior, instituída no Brasil a partir da década de 30, regulamentada por Lei Federal (1957) - revogada pela Lei 8662 de 07 de junho de 1993 (Atual Lei de Regulamentação da Profissão). Os profissionais de Serviço Social têm como matéria-prima a chamada "questão social". A profissão dispõe do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), autarquias que orientam e fiscalizam o exercício profissional e defendem os interesses da sociedade em relação à qualidade dos serviços prestados pelo Assistente Social.

Contato

Coordenação: Profª Andrea Andrade Sauer
Telefone: 73 3222-2330
E-mail: aasauer17@gmail.com

Informações

Portaria de Autorização: Portaria nº 134 de 06/05/2016, publicada no DOU de 09/05/2016.

Carga Horária: 3.000 horas

Integralização: 08 semestres (04 anos)

Turno: Matutino e Noturno

Vagas: 100 anuais

Quem é? O que faz?

Os possuidores de diploma de graduação em Serviço Social oficialmente reconhecido, que estejam registrados e com situação regularizada no Conselho Regional da área onde atuará o interessado. Assistente Social é designação privativa dos profissionais que atendem aos requisitos acima.

Quem pode exercer essa profissão?

Os possuidores de diploma de graduação em Serviço Social oficialmente reconhecido, que estejam registrados e com situação regularizada no Conselho Regional da área onde atuará o interessado. Assistente Social é designação privativa dos profissionais que atendem aos requisitos acima.

Competências

Elaborar, implementar, executar e avaliar Políticas Sociais junto a órgãos da administração pública direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.
Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e defesa de seus direitos.
Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para uma análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.
Prestar assessoria e consultoria a movimentos sociais/órgãos da administração pública direta ou indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação à matéria da área de Serviço Social.
Planejar, organizar e administrar Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social.
Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras condições.

Onde o Assistente Social trabalha

Os Assistentes Sociais atuam no campo das políticas sociais com o objetivo de viabilizar os direitos da população: na saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social, meio ambiente e no mundo do trabalho. Atuam na justiça, nas varas da infância e da juventude, da família e nas instituições do sistema penal e de medidas sócio-educativas para jovens em conflito com a lei. Os Assistentes Sociais atuam em entidades públicas, privadas e entidades não governamentais - ONG´s.