Enfermagem

O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Madre Thaís foi concebido com base na Resolução nº 03/01 (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem) e na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

O curso atende às necessidades de uma formação generalista, crítica, reflexiva e humanista, sem perder de vista os aspectos e questões regionais. Esta formação multidimensional deve resultar em profissionais de Enfermagem preparados para o desempenho de suas funções dentro de uma prática social historicamente estruturada, permitindo estabelecer relações com diferentes tipos de trabalho, atuando nos diferentes níveis de complexidade, preparando–os para o gerenciamento de equipes, da assistência e dos serviços de saúde. O caráter generalista ofertado pelo curso guarda sua especificidade num mundo cujo processo de globalização passa a exigir saberes não compartimentalizados, mas integrativos de várias áreas.

O corpo docente é constituído por profissionais com formação específica e titulação compatível aos conteúdos ministrados, à natureza das atividades acadêmicas que desenvolve, às características do contexto da região, e à concepção do curso. A integralização do curso é de 10 semestres (05 anos). A Faculdade oferece 100 vagas anuais nos turnos matutino e noturno. A Faculdade dispõe de, diversos laboratórios para prática acadêmica, um ótimo acervo na biblioteca, disponível a alunos, funcionários e professores para as atividades educacionais. As aulas práticas /assistenciais acontecem a partir do 4º semestre e serão desenvolvidas também no turno diurno.

Contato

Coordenação: Profª Sara Oliveira Tannus
Telefone: 73 3222-2330
E-mail: saratannus2014@gmail.com

Informações

Portaria Reconhecimento: MEC/SESu nº 213, de 17 de maio de 2013, publicada no DOU de 21/05/2013.

Modalidade: Graduação - Bacharelado

Carga Horária: 4.150 horas

Integralização: 10 semestres – 05 anos

Turno: Matutino e Noturno

Vagas: 100

Objetivo

O Curso de Enfermagem da FMT visa graduar enfermeiros críticos-reflexivos, com formação humanística, voltados para a compreensão de determinação social do processo saúde-doença e suas consequências, comprometidos com as questões de mudanças na qualidade das práticas de vida e saúde das pessoas e grupos, empenhados na construção da especificidade do conhecimento, no processo de cuidar em enfermagem e inseridos no contexto político-social de uma prática de atenção à saúde.

Perfil do Egresso

O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Madre Thaís - FMT privilegia a formação de enfermeiro, com formação generalista, humanística, crítico-reflexivo e investigativo, com competências e habilidades técnico-cientificas, ético-políticas, social e educativa. O profissional deverá ser consciente de sua importância no processo de construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária, capaz de intervir no processo saúde-doença, considerando o perfil epidemiológico nacional e da região, em todos os níveis de atenção à saúde. Assim, este profissional deverá estar capacitado para:

Compreender as ciências como construções humanas, entendendo que estas se desenvolvem por acumulação, continuidade, ou por ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade.

Considerar a ciência e arte do cuidar como instrumento de interpretação e intervenção profissional.

Executar o cuidado de Enfermagem no ciclo vital, em todos os níveis de atenção à saúde.

Implementar as políticas de saúde e atuar no planejamento, organização e gerenciamento dos serviços de enfermagem/ saúde.

Construir novas relações no processo de trabalho e na realidade social, favorecendo a resolubilidade das ações de enfermagem e de saúde.

Produzir novos conhecimentos em enfermagem/ saúde e buscar novas respostas aos problemas da realidade por meio da investigação científica.

Trabalhar em equipe multiprofissional, assumindo posições de liderança com compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz, tendo sempre em vista o bem - estar da coletividade.

Campo de Atuação

O bacharel em enfermagem atuará nos diferentes níveis de gestão, na organização dos serviços e na implantação de modelos de atenção à saúde, bem como os princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde (SUS), no planejamento, desenvolvimento e avaliação de inquérito de saúde e construção do perfil epidemiológico de uma dada população. Atuação em unidade de centro cirúrgico e central de material esterilizado, no processamento e controle de qualidade de artigos médicos e hospitalares, no processo de cuidar em Enfermagem ao paciente adulto e idoso no período pré-operatório, nos aspectos administrativos na unidade centro cirúrgico, na assistência integral à saúde da mulher (reprodução, resposta sexual, gestação e puerpério) e neonatal focando os principais distúrbios fisiopatológicos, na área hospitalar específica, ambulatorial e internação. Sistematização da assistência de Enfermagem em clinica médica, cirúrgica, UTI, emergência, central de esterilização e material, centro obstétrico, centro cirúrgico e pediatria, dentre outros.